quarta-feira, outubro 11, 2006

Reviver o Passado

Esta história do YouTube no artigo publicado pela Valsita é muito engraçada! Depois de me ter deliciado com os vídeos propostos pela Célia, passei a recordar alguns velhinhos do meu tempo de escola. Não é que consegui mesmo ter acesso a canções do imaginário colectivo da minha geração. Meu Deus, estou a ficar velho, pensava eu enquanto desfrutava mais uma canção pop. O menos-mal é que também eles, os cantores que a minha geração ouvia mil vezes sem conta, estão definitivamente com cabelos brancos ou mais entradotes. Naquele tempo coleccionávamos os sucessos em LP de vinil ou em cassetes, não havia, claro está, ficheiros comprimidos em formato MP3 nem sequer CD ou DVD. Foi bom cantarolar o mega sucesso dos A-HA, Take on Me e a magia gráfica do vídeo, muito bem conseguida através da fusão entre dois mundos, personagens subitamente transformadas em heróis de banda desenhada. Também por lá revivi a excentricidade da Cindy Lauper em True Colors, ou o romantismo desmedido do Paul Young em Everytime you go away. Muitos ficaram por recordar para próximas visitas, espero eu, todavia, não podia fechar o sítio sem espreitar o vídeo da Madona, Papa don’t preach. Para último escolhi reviver o vídeo sensação de ajuda à África sofredora – USA for Africa em We are the World. Lá estavam todos os cantores pop que a minha geração apreciava, todos de carinha lavada, bem mais novos e frescos, cheios de garra: Kenny Rogers, Paul Simon, Lionel Richie, Michael Jackson, Stevie Wonder, Tina Turner, Diana Ross, Bruce Springsteen, Cindy Lauper, Bob Dylan ou Ray Charles...


Trinta e muitos, a série americana que eu devorava há alguns anos, é agora o filme do meu dia a dia. Casado e a preparar o enxoval de fraldas, as entradas do cabelo mais pronunciadas, as brancas a darem o ar de sua graça, o bocejar ao serão e o primeiro sono a pesar sobre as pálpebras logo a seguir, são sinais mais que evidentes da passagem assustadora do tempo. O pior é que as marcas não ficam por aí, comprimidos para tomar logo de manhã fazem antever o pior dos cenários, amigos em cada esquina ou em cada cais de embarque parecem ter-se esfumado e dão lugar agora ao pôr em conversa em dia uma vez por ano, por telefone e apenas aos pouquíssimos que restaram desse mundo de gente que conhecia. Valem-me simplesmente as danças de salão e toda a gente nova que conheci. Um grupo super animado e que se diverte sem favores e com um ponto crucial em comum: vamos ao baile!

Take on Me

http://www.youtube.com/watch?v=u0R7dvLAiP8

We are the World

http://www.youtube.com/watch?v=Fr0QHSoKEZ8

De Campos

4 Comments:

At 11 outubro, 2006 10:12, Anonymous Anónimo said...

Oh Campos, como te compreendo...
Sinto esta mesma nostalgia todas as manhãs, quando ouço na rádio comercial as "musicas para sonhar" com o Pedro Ribeiro. Por vezes passam lá aquelas musicas que nos trazem à memoria as series televisivas da nossa infância... "Sitio do Picapau Amarelo", "Dartacão"; "Sport Billy"; "O justiceiro"; "O Verão Azul"....
No Youtube tb se conseguem encontrar alguns destes videos...
Mais uma vez, parabéns pelo artigo. Está delicioso!.
Beijinhos a todos

 
At 11 outubro, 2006 13:29, Anonymous Anónimo said...

A propósito do revivalismo da nossa infância/adolescência, cá vai o link para um site delicioso, onde desde desenhos animados a publicidade, de músicas a séries de ficção, está lá tudo... Dá para se perder umas horitas a explorar:
http://www.misteriojuvenil.com/piratas_momentomagico.htm

Sara

 
At 11 outubro, 2006 20:01, Anonymous Anónimo said...

Acrescento estes dois endereços para quem quiser matar saudades dos anos 80!!!1500 telediscos dos anos 80:


http://www.thebestlegaladvice.com/

http://www.worksafevideos.com/

 
At 12 outubro, 2006 01:00, Anonymous Anónimo said...

Obrigado pelas vossas sugestões, pelo menos ficamos velhinhos em boa companhia!

 

Enviar um comentário

<< Home

Dual Drill
Free Web Counter
Dual Drill